SIC detém criminoso por quatro homicídios com disparos de arma de fogo

Todos os factos remontam ao ano passado. Em causa estarão motivos fúteis.

O Serviço de Investigação de Criminal (SIC) deteve um homem, de 29 anos, na imagem, suspeito de ter assassinado quatro pessoas na companhia dos seus companheiros, em fuga. Os crimes ocorreram todos na cidade de Luanda, durante o ano passado.

Ao Radar Informativo, o oficial de comunicação do SIC-Luanda, Emanuel Capita, explicou que através do Departamento Municipal da Camama, o o homicida foi detido, após participar em quatro assassinatos na via pública com recurso a arma de fogo.

“O último caso ocorreu no dia 13 de Dezembro de 2025, cerca das 19:00, quando a vítima que em vida se chamou Manuel António Raimundo, solteiro de 30 anos, circulava na via pública transportado de uma motorizada de marca Kawasaki cor preta sem a chapa de matrícula, foi interpelada pelo implicado e os seus comparsas (em fuga), todos trajados a civil e munidos de uma arma de fogo do tipo AKM-47, de (cano serrado), em duas motorizada, sob fortes ameaças de morte, e pela relutância da vítima um dos implicados efectuou um disparo a queima roupa que atingiu a cabeça da vítima, tendo conhecendo a morte no local”, avança Emanuel Capita.

De seguida, segundo o oficial do SIC-Luanda, roubaram a motorizada e puseram-se em parte incerta. Investigações levadas a cabo em torno deste crime apurou-se que o implicado é, em companhia dos seus comparsas, são os autores dos crimes de outros três homicídios qualificados.

“Especificamente no bairro Dangereux rua do Bar Amarelinha na via pública, onde foi subtraído dois telemóveis de marca Tecno, valores monetários, ocorrido no dia 10 de Novembro, em que foi vítima o cidadão, Luís Calienguenda Cata, casado, de 39 anos, bancário de profissão”.

Os mesmos são ainda os responsáveis pelo homicídio qualificado em razão dos meios, especificamente no bairro Nbondo Chapé na via publica, em que foi roubada uma motorizada de cor vermelha sem marca precisa, ocorrido no dia 22 Outubro, em que foi vítima, Fernando Carrila Rodrigues, de 30 anos, Supervisor de segurança Protect.

“Homicidio qualificado em razão dos motivos, especificamente no bairro Nbondo Chapé, na via pública, facto ocorrido no passado dia 30 de Abril, em que foi vítima, Emerson Ivo Patrício Barbosa, de 34 anos, Gestor Comercial”, informou o responsável.

Segundo Emanuel Capita, foi apreendida uma motorizada de marca Apollo, em posse do acusado.

O. implicado foi presente ao Ministério Público (MP) e ao juiz de garantias, que aplicou a medida de coacção pessoal mais gravosa, prisão preventiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *