Lunda-Norte: Esquema de tráfico de diamantes rende milhões de Kwanzas e dólar norte-americano – SIC deteve dois Serra-leonês por posse ilícita de 1.603 pedras de diamantes

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve dois cidadãos, oriundos da Serra Leoa, radicados em Angola, por suspeitas de tráfico de ouro e diamantes. O SIC-Lunda-Norte confirmou ao Radar Informativo que dois homens foram apanhados em flagrante na posse de 1.603 pedras de diamantes e diversas notas de Kwanzas e dólar norte-americano.

Os dois elementos detidos no dia 13 deste mês pelos operacionais do SIC-Lunda-Norte, foram mantidos em prisão preventiva na manhã desta sexta-feira, 17, após ouvidos em primeiro interrogatório pelo magistrado do Ministério Público (MP).

Ao que tudo indica segundo apurou o Radar Informativo, a investigação visa diversas redes criminosas, com ligações internacionais, que se dedicam a “obter proveitos ilícitos através de contrabando de diamantes e ouro, tráfico de estupefacientes, contrafação e passagem de moeda falsa, acessos ilegítimos e burlas informáticas, tendo por objectivo o branqueamento de capitais”, segundo informa a fonte do SIC-Lunda-Norte.

De acordo com Graciano Lumanhi, contacto pelo RI, a apreensão ocorreu na via pública, “onde os supostos traficantes encontravam-se a circular com as referidas pedras de diamantes a bordo de uma viatura, já apreendida, de marca Fortuner, de cor branca, tendo sido possível apreender também em sua posse valores monetários em Kwanzas e em dólar norte-americano na actividade ilícita de compra de diamantes, bem como, dois telemóveis”, explicou.

O porta-voz adianta ainda que diligências prosseguem de forma a que possam ser detidos “outros possíveis envolvidos na acção para também serem presentes ao magistrado do Ministério Público a semelhança duque será feito com os dois detidos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 + five =