A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, informou neste sábado, 18, que o Ministério da Saúde (MINSA) pretende, antes do mês de Março, ter o surto da cólera controlada no País.
Para tal, estão a trabalhar na mobilização comunitária, promoção de saúde, abastecimento de água potável, eliminação dos focos de lixo, tratamento precoce dos casos e aquisição da vacina para previnir a evolução da doença.
Segundo a ministra, para a concretização desta pretensão, a direcção da Saúde Pública, MASFAMU e Forças Armadas Angolanas (FAA) já montaram pequenos centros de hidratação nas áreas mais críticas e os mesmos já estão ao serviço da população.
Neste sentido, prosseguiu a ministra, encontram-se na sua fase final, nos bairros Paraíso e Belo Monte, além do Hospital Municipal de Cacuaco e Geral de Cacuaco Heróis de Kifangondo a montagem dos centros de tratamento da cólera.
Sílvia Lutucuta disse que foi montada uma estratégia comunitária em que os profissionais vão ao encontro dos moradores para melhor orientação e têm contado com o apoio da comissão de moradores, Cruz Vermelha de Angola, ADECOS e da administração municipal de Cacuaco.