Detidos quatro efectivos do SME em flagrante por esquema fraudulento de passaporte – Agendamento online feito na rua

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) através da Direcção Nacional de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais (DNCCFF) deteve em flagrante quatro efectivos do Serviço de Migração E Estrangeiro (SME) por envolvimento no esquema fraudulento de emissão de passaporte em Luanda, informou o director Nacional da Direcção de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC-Geral, superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

Entre os detidos, estão a chefe do Posto de atendimento da Sonangol, a chefe do Centro de Emissão de Passaportes e duas operadoras do mesmo centro, avança a investigação do SIC-Geral ao Radar Informatiuvo, que, entretanto, adiantou que na mesma operação foram igualmente detidos três elementos civis, vulgarmente conhecidos por “Chambeteiros” Mixeiros” ou “relações Públicas”, por factos que configuram os crimes de “associação criminosa, recebido indevido de vantagem, corrupção passiva de funcionário público, entre outros crimes, por fortes indícios do seu envolvimento num esquema fraudulento de emissão de passaportes a troco de dinheiro”.

“A detenção ocorreu em flagrante delito, no momento em que os “mixeiros” encontrava-se no interior de uma reprografia, vulgo “Konica” na rua dos mercadores a receber o montante de 200 mil Kwanzas, para entregar dois passaportes ordinários, emitidos em 48 horas, sem o cumprimento dos requisitos de agendamento para o efeito”, explicou o oficial.

Na referida reprografia, de acordo com Manuel Halaiwa, foram encontrados numa pasta de um “mixeiro” em fuga, 12 passaportes ordinários. “Sendo que o SIC, apurou que neste local através de um computador fazem agendamentos online, cobrando 30 mil Kwanzas, assim como a digitalização de documentos para formalização de processos de pedidos de emissão de passaportes”.

Durante a operação foram apreendidos o montante de  200 mil Kwanzas, 12 passaportes, 13 telemóveis, seis CPUs, sete impressoras, dois monitores, um teclado, 33 processos de emissão de passaporte e quatro livros de registro de passaportes.

Salientar que cumpridas todas as formalidades, os cidadãos ora detidos serão presentes ao Ministério Público (MP) para ulteriores procedimentos legais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seventeen − 7 =