A instituição brasileira Fundação Biblioteca Nacional (FBN) designou o escritor angolano Lopito Feijóo, para integrar o júri do Prémio Camões de Literatura.
O poeta e escritor angolano foi nomeado através do portaria nº 96 de 26 de Dezembro de 2024, pelo presidente da FBN, Marco Lucchesi, juntamente com os brasileiros Maria Lúcia Santaella Braga e Arno Wehling.
Lopito Feijó será júri da 37ª e 38ª edições do mais prestigiado prémio de Língua Portuguesa, no biénio 2025/2026. A referida portaria foi publicada no Diário da União, que é o veículo oficial de comunicação do governo Federal do Brasil.
O Prémio Camões de Literatura é organizado em conjunto pela FBN do Brasil e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e da Bibliotecas (DGLAB) de Portugal para o qual é nomeado, oficialmente, um Júri composto por «personalidades de reconhecido mérito cultural e literário».
João André da Silva Feijó é o nome completo do angolano Lopito Feijóo, nascido a 29 de Setembro de 1963, no Lombe, província de Malanje.
Estudou Direito na Universidade Agostinho Neto (UAN), em Luanda, e é deputado (reformado) da Assembleia Nacional da República de Angola.
Lopito Feijóo, foi co-fundador da Brigada Jovem de Literatur.