Afinal, quem matou John F. Kennedy? Terá Lee Oswald agido sozinho? Trump já deu ordem para não haver mais segredos.
“Há muita gente que espera por isto há anos, há décadas. Agora tudo será revelado”, garantiu Trump, depois de assinar a ordem executiva para a desclassificação dos arquivos relacionados com o assassinato de JFK, em 1963.
Lee Oswald é apontado como o autor dos disparos fatais, embora o antigo fuzileiro naval – que desertou em 1959 para a então URSS e regressou em 1962 aos EUA – tenha negado o crime. Mas não conseguiu provar a sua inocência. Foi morto dois dias depois por Jack Ruby, dono de um bar local, supostamente ligado à máfia.
E a dúvida ficou para sempre: terá Oswald agido sozinho? Nas várias sondagens publicadas ao longo dos anos, a maioria dos norte-americanos acredita que não, que ‘aquilo’ não foi coisa de um homem só.
Se a decisão de Trump “revelar tudo” conduz ao encerramento do caso, a seu tempo se saberá. Mas é possível que nas milhares de páginas do processo ainda em segredo surja algo de novo.
Em finais de 2022, foram divulgados mais de 13 000 documentos sobre o caso, mas Biden travou a divulgação de milhares de outros, alegando razões de segurança nacional. Talvez esteja ali a resposta à pergunta com mais de 60 anos: afinal, quem matou Jonh F Kennedy?