Morreu por doença prolongada, em Windhoek, o Presidente fundador da Nação Namibiana, Sam Nujoma, aos 95 anos.
Em comunicado, a Presidência da Namíbia diz que nas últimas três semanas, o Presidente Fundador da República e o Pai Fundador da Nação Namibiana foi hospitalizado para tratamento médico e observação médica devido a problemas de saúde.
“Infelizmente, desta vez, o filho mais galante da nossa terra não conseguiu recuperar da sua doença”, diz o comunicado.
É, portanto, prossegue, com o maior pesar e tristeza que anuncio esta manhã do dia 9 de Fevereiro de 2025 ao povo namibiano, aos nossos irmãos e irmãs africanos e ao mundo em geral, sobre o falecimento do nosso venerado combatente da liberdade e líder revolucionário, S.E. Dr. Sam Shafiishuna Nujoma.
O antigo Presidente Nujoma faleceu aos 95 anos de idade no dia 8 de Fevereiro às 23h45 em Windhoek, Namíbia.
“Nosso Pai Fundador viveu uma vida longa e consequente durante a qual ele excepcionalmente serviu o povo do seu amado país. Nosso Pai Fundador heroicamente marshallou o povo namibiano durante as horas mais sombrias da nossa luta de libertação até a conquista da liberdade e independência no dia 21 de Março de 1990”.
Durante este período de luto nacional, devemos ser confortados pela liderança inigualável e pelas contribuições extraordinárias do Presidente Nujoma para a luta de libertação, o desenvolvimento e a unidade do povo namibiano, prossegue o comunicado.
Após consultas com a família Nujoma e Kondombolo, o Governo da República da Namíbia anunciará um período de luto nacional e sepultamento. Deus abençoe a República da Namíbia, termina o comunicado assinado por Nangolo Mbumba, o Presidente da República da Namíbia.