O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para identificar e cortar os fundos federais destinados aos imigrantes em situação irregular no país.
De acordo com a Presidência norte-americana, citada pela Lusa, a ordem executiva dá instruções aos departamentos e agências federais para identificarem todos os programas financiados pelo governo federal que concedem benefícios financeiros a “estrangeiros ilegais” e pede para que tomem “medidas correctivas”.
O documento decreta, igualmente, que os fundos federais fornecidos aos estados e localidades norte-americanas não vão ser utilizados para apoiarem políticas de “santuário” (protecção) ou para ajudarem a “imigração ilegal”.
A ordem executiva, também, exige melhorias na verificação da elegibilidade para evitar que os benefícios sejam concedidos a indivíduos que se encontram ilegalmente naquele país.
A agência avança, ainda, que o decreto refere que os recursos dos contribuintes não devem ser utilizados para encorajarem ou apoiarem a “imigração ilegal”.
Trata-se do último decreto de uma série de acções relativas à imigração adoptadas pela Presidência dos Estados Unidos.