O Presidente da República, João Lourenço, rendeu esta quinta-feira,24, em Luanda, homenagem ao Papa Francisco, falecido segunda-feira,21, vítima de doença, aos 88 anos.
O Chefe de Estado deslocou-se até a sede da missão diplomática do Vaticano em Angola, onde foi recebido pelo Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, Monsenhor Kryspin Dubiel, com quem manteve uma conversa sobre o momento lutuoso que a Igreja Católica e a comunidade cristã, vivem desde.
No final do encontro, o Presidente da República manifestou a sua profunda consternação em mensagem que escreveu no livro aberto na nunciatura.
“A morte de sua Santidade o Papa Francisco, Bispo de Roma e líder da Igreja Católica, constitui um duro golpe para o mundo e uma imensa perda para os cristãos católicos, que viam nele uma das grandes esperanças na construção de um mundo mais justo e equilibrado, por ser um líder comprometido com a paz, com a justiça social e com os mais desfavorecidos”.
O Papa Francisco tornou-se o líder da Igreja Católica em 2013, depois da renúncia do seu antecessor, Bento XVI. Os últimos meses do seu pontificado ficaram marcados pela batalha contra uma pneumonia.