Álvaro Sobrinho multado em 204 euros por faltar ao início do julgamento do BES Angola

O antigo presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, foi hoje multado em 204 euros, cerca de (211 291,37 mil Kwanza) por ter faltado à primeira sessão do julgamento em que responde por “18 crimes de abuso de confiança e cinco de branqueamento”.

Álvaro Sobrinho, de nacionalidade angolana e a residir em Angola, tinha contestado, num requerimento remetido pela sua defesa a validade, por apenas 90 dias do visto concedido para comparecer em Portugal para o julgamento, mas o argumento foi hoje rejeitado pelo Tribunal Central Criminal de Lisboa.

“Sendo portador de um visto, ainda que de prazo inferior, não se entende existir qualquer impedimento [à presença no julgamento]”, considerou o presidente do coletivo de juízes.

O tribunal rejeitou ainda o pedido do arguido para acompanhar o julgamento por videoconferência. O julgamento tem 45 sessões agendadas até ao fim do ano. Dos cinco arguidos, estão ainda hoje ausentes, com autorização do tribunal, o ex-banqueiro Ricardo Salgado, por sofrer de Alzheimer, e o empresário luso-angolano Helder Battaglia, por residir em Angola.

Fonte: Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 − 4 =