Donald Trump quer João Lourenço presente na assinatura do acordo de paz entre RDC e Ruanda, na Casa BrancaO Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou-se favorável à presença do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na cerimónia principal de assinatura do acordo de paz entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Ruanda, com a presença dos presidentes Tshisekedi e Paul Kagame prevista para julho, em Washington.
Durante uma conversa no Salão Oval, com a jornalista angolana Hariana Veras, Trump foi informado sobre o papel central que Angola e João Lourenço desempenharam no processo de mediação entre os dois países africanos, e prontamente apoiou a ideia de convidar o presidente angolano para o acto.
“Vamos trazê-lo aqui… Eu sei que ele trabalhou muito e é o líder da União Africana. Eu adoraria tê-lo aqui”, afirmou Trump.
Recorde-se que João Lourenço tem sido apontado como uma das figuras-chave nos esforços para estabilizar a região dos Grandes Lagos, através de iniciativas diplomáticas e encontros de alto nível com os líderes envolvidos no conflito.