Noite de passagem de ano: Morreram dez pessoas nas estradas angolanas — Dados consta do relatório da PNA

Dez pessoas morreram e 47 ficaram feridas na sequência de 39 acidentes de viação rodoviários durante a passagem de ano, informou, hoje, o porta-voz da operação Sentinela, comissário Mateus Rodrigues.

De acordo com o subcomissário e director interino da Direcção de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Geral da Polícia Nacional (PN), as principais causas dos acidentes prendem-se com o excesso de velocidade, as ultrapassagens irregulares e a condução sob o efeito do álcool.

Segundo Mateus Rodrigues, ao longo da operação, foram aplicadas 451 multas por infrações ao Código da Estrada, apreendidos 425 documentos e retiradas de circulação 188 viaturas e motorizadas.

“Durante este período, mais de 120 mil efectivos de diferentes órgãos de defesa e segurança estiveram mobilizados, salientando que foram participados 117 crimes diversos, menos 22 em comparação com o mesmo período de 2024”, informou, sublinhando que as forças envolvidas detiveram “115 suspeitos, dos quais 83 em flagrante delito”.

“No âmbito das operações, foram ainda apreendidas armas de fogo, viaturas, motorizadas, telemóveis e mais de três mil litros de combustível provenientes de tentativa de contrabando”.

“Operações em mais de mil bairros sensíveis, visou, acções de prevenção e repressão em mais de mil bairros considerados sensíveis, montadas quase 600 barreiras nas principais vias rodoviárias e efectuadas mais de 10 mil interpelações a viaturas e transeuntes”, descreveu.

Intervenção dos Bombeiros, avançou Mateus Rodrigues, registou 50 ocorrências, com seis vítimas mortais, entre os casos atendidos, destacam-se intervenções em acidentes de viação, que resultaram em quatro mortos e 19 feridos, além de incêndios de pequena dimensão, situações de emergência médica e casos de afogamento.

Já a emigração e sistema penitenciário sem sobressaltos, no sector migratório, foram contabilizadas mais de oito mil entradas e saídas de cidadãos, bem como expulsões administrativas e retenções de estrangeiros em situação irregular.

Polícia Nacional considera situação de segurança pública estável.

Em termos gerais, Mateus Rodrigues disse que a situação de segurança pública é estável, e tranquila. E apela aos condutores a absterem-se de conduzir sob o efeito do álcool e ao respeito pelos limites de velocidade, para a prevenção de atropelamentos e acidentes fatais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *