O sector de petróleo e gás em Angola garantiu 60 mil milhões USD para novos projectos, segundo o administrador executivo da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Alcides Andrade, na CERAWeek, em Houston.
Os investimentos previstos para os próximos cinco anos vão ampliar a capacidade do sector e atrair novos operadores, informou o administrador.
A ANPG reduziu os prazos de resposta para propostas de investimento de anos para menos de 30 dias e ajustou o quadro regulatório para aumentar a participação do sector privado e o retorno financeiro dos investidores. Desde 2018, Angola lançou quatro rondas de licenciamento e ofereceu 40 blocos para exploração.
Alcides Andrade fez saber que o país prevê iniciar a produção de gás não associado na segunda metade de 2025.
A estratégia de optimização de campos maduros mantém a produção diária acima de 1,1 milhões de barris e a queima de gás caiu 60% nos últimos 15 anos, disse o administrador.
A Semana Africana da Energia (AEW) ocorrerá de 29 de Setembro a 3 de Outubro de 2025, na Cidade do Cabo, e abordará as reformas regulatórias de Angola, a perfuração de 30 poços, bem como a exploração de novas bacias, como a do Namibe.
Fonte: Mercado