Entre os técnicos a serem formados em Portugal estão 200 médicos, 200 enfermeiros, igual número de técnicos de diagnótico e terapêutica e 30 técnicos de apoio hospitalar.
O protocolo foi assinado pelas ministras da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, e de Portugal, Paula Martins, na presença de responsáveis dos ministérios dos dois países e de membros da missão diplomática angolana em Lisboa.
Sílvia Lucutuca sublinhou que “a concretização deste projecto é um importante contributo para o fortalecimento do Sistema de Saúde em Angola, pois permitirá a capacitação e especialização técnica de profissionais de diferentes áreas do sector”.
Por sua vez, a ministra da Saúde de Portugal sublinhou que a cooperação com Angola é uma prioridade para o Governo português. “Acreditamos que podemos ir mais longe, porque ainda há muito para aprender sobre aquilo que é a organização da prestação dos cuidados de saúde, os modelos de gestão e a forma como os vamos avaliando”, disse Paula Martins.
No final da cerimónia, a ministra Sílvia Lutucuta convidou a homóloga portuguesa a visitar Angola “o mais rapidamente possível”, tendo ficado acordado que a deslocação se realizará antes do mês de Maio segundo noticiou o Jornal de Angola.