As Reuniões de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) arrancam, hoje e vão até sábado, em Washington, D.C, Estados Unidos da América, onde Angola está presente com uma missão chefiada pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa.
Integram a missão o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d´Abreu; o secretário de Estado do Planeamento, Luís Epalanga, o presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, Armando Manuel, o Banco Nacional de Angola, bem como representantes do Ministério da Energia e Águas e técnicos seniores das Finanças.No centro das Reuniões de Primavera estão as reuniões do Comité de Desenvolvimento conjunto do Grupo Banco Mundial/ FMI e do Comité Monetário e Financeiro Internacional do FMI, onde são discutidos os progressos no trabalho das instituições.
A organização refere em nota que os outros eventos em destaque incluem briefings regionais, conferências de imprensa e fóruns focados em desenvolvimento internacional, questões de dívida, recuperação económica e mobilização do sector privado.
Objectivos
Em Washington, a comitiva vai participar em diferentes sessões e reuniões ao mais alto nível, dirigidas aos ministros e governadores dos bancos centrais de todo o mundo, além de audiências e encontros com executivos de bancos internacionais e responsáveis de várias instituições de Bretton Woods e da alta finança internacional para analisar a conjuntura macroeconómica internacional, bem como questões concretas da região africana.
Da agenda constam seminários e painéis de discussão de alto nível, como a reunião do Comité de Desenvolvimento, da Constituência da ANSA (Angola, Nigéria e África do Sul) junto do Banco Mundial e da Constituência 1 junto do FMI. Destaque ainda para os fóruns de Governadores dos Bancos Centrais junto ao AfG1 (FMI) e de Investidores Soberanos promovidos por bancos da praça mundial.
A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, vai integrar o grupo de trabalho de Alto Nível sobre a Arquitectura Financeira Global, sendo que a nível técnico a equipa por si liderada manterá encontros com o Departamento de Assuntos Fiscais do FMI, com o Departamento de Capital Humano do Banco Mundial, entre outros.
A convite da Atlantic Council, os Ministros das Finanças e Transportes participam na mesa redonda que vai abordar o Papel do Investimento em Infra-estrutura e Transporte no Corredor do Lobito.
Angola é membro do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional desde 1989 e, nos últimos anos, tem vindo a cimentar a sua relação com estas instituições, mediante programas específicos, tendo em vista a melhoria da gestão e consolidação das contas nacionais, aperfeiçoamento dos mecanismos de investimento e a promoção do crescimento económico e social do país.