Arquidiocese de Nova Iorque cria fundo de 300 milhões de dólares para indemnizar vítimas de abuso sexual

Representantes da Igreja esperam que fundo cubra a totalidade dos cerca de 1300 processos pendentes contra a arquidiocese.

A Arquidiocese de Nova Iorque anunciou nesta segunda-feira que vai criar um fundo de 300 milhões de dólares (cerca de 260 milhões de euros) para indemnizar as vítimas de abuso sexual que processaram a Igreja, segundo a CNN internacional.

O anúncio foi feito pelo cardeal Timothy Dolan, através de um comunicado, onde se pode ler que a Igreja vai financiar o fundo agora criado, reduzindo o seu orçamento e vendendo ativos, incluindo uma antiga sede em Manhattan.

Para mediar este processo, a Igreja contratou o juiz aposentado Daniel J. Buckley, que antes liderou um processo do género entre a arquidiocese de Los Angeles e mais de mil pessoas daquela cidade.

Os representantes da Igreja esperam que este fundo cubra a totalidade dos cerca de 1300 processos pendentes contra a arquidiocese.

Este anúncio surgiu no mesmo dia em que um juiz federal aprovou um acordo no sentido de a arquidiocese de Nova Orleans pagar 230 milhões de dólares (cerca de 200 milhões de euros) a centenas de vítimas de abuso sexual por membros do Igreja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *