O Bloco Democrático vai discutir e definir nos dias 16 a 18 do corrente mês, em Luanda, o modelo de participação do partido, nas próximas eleições de 2027.
O BD não participou oficialmente nas eleições de 2022 (só alguns dos seus membros entraram pela lista da UNITA) e no próximo pleito eleitoral de 2027 corre o risco de ser extinto, se não voltar a constar no boletim de voto.
“Será um encontro muito importante e que vai discutir a vida interna do partido e traçar estratégias tendo em vista a realização das eleições gerais de 2027”, disse o secretário-geral do partido, Muata Sebastião.
Refira-se que o BD elegeu no ano passado, como novo presidente, Filomeno Viera Lopes, o vice-presidente, Américo de Jesus Vaz, secretário-geral, Muata Sebastião e o presidente da Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização, Simão Afonso.
O BD surgiu em 2010, na sequência da extinta Frente Para a Democracia (FPD), ditada pelo não realização dos mínimos requisitos por Lei 0,5 por centos de votos nas eleições de 2008.

