Califórnia em alerta: incêndios descontrolados fazem pelo menos cinco mortos no paraíso dos famosos

Mais de 30 mil pessoas foram obrigadas a fugir, incluindo muitas celebridades com mansões em Pacific Palisades.

Pelo menos cinco pessoas morreram e várias ficaram feridas no gigantesco incêndio florestal que lavra desde terça-feira, em Los Angeles, EUA. O fogo deflagrou na zona luxuosa de Pacific Palisades, onde várias celebridades têm mansões, e rapidamente ficou descontrolado devido aos ventos fortes que atingiram os 130 quilómetros por hora. Mais de 30 mil pessoas fugiram deixando tudo para trás. Várias estradas ficaram intransitáveis e entre a confusão da fuga e o desespero algumas pessoas abandonaram os carros nas estradas para fugirem a pé, o que dificultou a passagem dos veículos dos bombeiros. “Quando chegámos ao sopé da colina estava tudo bloqueado. Não havia para onde ir e as pessoas estavam a abandonar os carros”, contou um morador.

Já foram consumidos centenas de hectares numa área com várias casas multimilionárias, incluindo de algumas estrelas de Hollywood. O ator Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker da ‘Guerra das Estrelas’, relatou que teve de fugir com a família da casa de Malibu devido aos incêndios. Também a atriz Mandy Moore revelou que ela, os filhos, os cães e gatos tiveram de deixar tudo e que não sabe se “a casa vai escapar” às chamas. Já Eugène Levy, ator de ‘American Pie’, que vive com a mulher em Pacific Palisades desde 2006, contou que “não conseguia ver qualquer chama, mas que o fumo parecia bem preto e intenso”. Também o ator Tom Hanks tem uma mansão em Pacific Palisades, assim como Ben Affleck, que comprou no ano passado uma casa de 20,5 milhões de dólares.

A cidade de Los Angeles declarou o estado de emergência, com as autoridades a alertarem que a ameaça pode durar vários dias e a apelarem aos cidadãos para acatarem os alertas de evacuação, uma vez que os ventos com a força de um furacão representam um “perigo mortal”. Segundo os serviços de meteorologia, o vento podem vir a atingir os 160 quilómetros por hora, em zonas secas onde não chove há vários meses, o que tem dificultado o trabalho dos bombeiros, que dizem não ter meios suficientes para acudir a tantas solicitações.

No combate às chamas estão mais de 1400 bombeiros, naquele que o governador da Califórnia já disse ser “um incêndio sem precedentes em Los Angeles”.

ACTOR AJUDA BOMBEIROS

Steve Guttenberg, ator da saga ‘Academia de Polícia’, esteve a ajudar os bombeiros a retirar os carros que ficaram abandonados na estrada. “O que está a acontecer é que as pessoas levam as chaves com elas como se estivessem num estacionamento. Há pessoas presas lá em cima”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *