Ciclone ‘Chido’ matou 45 pessoas em Moçambique

A tempestade fez ainda 493 feridos e afetou 35 689 famílias.

Subiu para 45 o número de mortos causados pela passagem do ciclone tropical ‘Chido’ por Moçambique. Este é o último balanço do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, que dá conta também de que a tempestade fez 493 feridos e afetou 35 689 famílias, o que corresponde a 181 mil pessoas, nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, no Norte do país.

O ciclone deixou um rasto de destruição, danificando mais de 36 200 casas, 48 unidades hospitalares, 13 casas de culto, 186 postes de energia, nove sistemas de água e 171 embarcações.

O ciclone tropical, que se formou a 5 de dezembro no Sudoeste do oceano Índico, entrou no domingo pelo distrito de Mecúfi, na província de Cabo Delgado, com ventos que rondaram os 260 quilómetros por hora e chuvas fortes.

Antes de atingir Moçambique, a tempestade arrasou o território francês de Mayotte. Há 22 mortes confirmadas, mas as autoridades admitem que podem ser centenas ou até milhares. Há registo de mais de 1300 feridos. O arquipélago enfrenta agora fome e falta de produtos básicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *