Competição sanciona Bellingham com duas partidas

Madrid vai recorrer para não perder os jogos contra Girona e Betis

O cartão vermelho direto que Bellingham recebeu contra o Osasuna na última partida da Liga significa que o jogador do Real Madrid está suspenso por dois jogos , de acordo com a decisão do Comitê de Competição de hoje . O órgão aplicou essa punição porque considerou  o que o jogador do Real Madrid disse ao árbitro, Manuel Montero, como desacato ou desrespeito, o que acabou custando sua expulsão.

Essa nuance é o que evitou uma sanção muito maior para Bellingham , já que se o Comitê de Competição tivesse considerado suas palavras ao árbitro como um insulto ou uma ofensa , a sanção teria sido entre quatro e 12 jogos de suspensão. Vale lembrar que Munuera Montero , árbitro da partida contra o Osasuna, registrou o seguinte no relatório: “No minuto 40, Bellingham foi expulso pelo seguinte motivo: Por se dirigir a mim, estando a poucos metros de distância, nos seguintes termos: ‘Vai se foder'” .

Uma versão da reportagem que o jogador negou após a partida.  “Está claro que houve um erro, houve um erro de comunicação . Não quero repetir o que disse, mas é mais como ‘foda-se’. Se você assistir ao vídeo, verá que não é o mesmo que o relatório diz, espero que a Federação leve isso em consideração. Não insultei ninguém, está claramente visto no vídeo, nem disse diretamente ao árbitro, disse a mim mesmo . Foi uma falta de compreensão, um erro claro do árbitro”, explicou o jogador do Real Madrid. 

Desta forma, repete-se a mesma sanção que Bellingham já sofreu na temporada passada após a sua expulsão no Mestalla , também por um protesto excessivo que foi punido com cartão vermelho direto, neste caso pelo árbitro Gil Manzano . “Depois que a partida terminou e ainda em campo, ele correu em minha direção de forma agressiva e gritou, repetindo ‘É um gol do caralho’ várias vezes “, diz o relato. A competição o suspendeu por duas partidas e o inglês perdeu os jogos contra Celta e Osasuna.

Apelo ao Comité de Apelação

As imagens da televisão não deixaram dúvidas. “Estou falando com você com respeito, ‘vai se foder'”, foi exatamente o que o camisa 5 do Madrid disse na discussão com o árbitro após uma falta anterior sobre Vinicius, que terminou em uma falta perigosa para o Osasuna. Precisamente por isso, Madrid solicitou à Autoridade da Concorrência a anulação da sanção do cartão vermelho que Bellingham recebeu , embora a organização, para além de uma ou outra expressão, tenha finalmente interpretado que existe desacato ao árbitro . O Madrid agora vai apelar da suspensão de dois jogos imposta a Bellingham, o que o deixará de fora dos jogos em casa contra o Girona e dos jogos fora de casa contra o Betis . 

As alegações do Real Madrid

O Real Madrid tentou anular a sanção imposta a Bellingham, argumentando que “houve um erro material manifesto no relatório do árbitro, na medida em que o vídeo e a prova pericial apresentados demonstrariam que o que o jogador disse foi “vai se foder” e não “vai se foder”, como erroneamente consta no relatório do árbitro e, consequentemente, deveria levar à invalidação da sanção disciplinar adotada”. O Madrid chegou a disponibilizar declarações públicas de 2018 de Cristiano Ronaldo, “que passou grande parte da sua carreira profissional em Inglaterra” e que afirma que “fuck off” é comumente usado, entre outros grupos, pelos jogadores ingleses em campo, sem que isso leve a qualquer sanção disciplinar por parte dos árbitros, pois não é uma expressão ofensiva ou depreciativa. 

O Comitê, por sua vez, conclui que “nem as imagens fornecidas nem a prova pericial que as acompanha permitem chegar à convicção inequívoca de que o jogador não proferiu a frase que lhe é atribuída no relatório, mas sim outra diferente. Em particular, a prova em vídeo não nos permite ver o momento exato em que o jogador proferiu essa frase na íntegra, impossibilitando, na opinião deste Comitê, a visualização da preposição que acompanha o verbo fuck”.

Com tudo isso, o Comitê aprovou o escrito de Munuera, “passando a impor, levando em conta as diferentes circunstâncias fáticas invocadas, a sanção prevista na referida disposição em seu grau mínimo, de duas partes”.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × 3 =