Cubango: 17 milhões de Kwanzas para o desfile provincial do Carnaval

O Director do Gabinete Provincial da Cultura e Turismo na Provincial do Cubango, José Eduardo Ezequias, informou durante um encontro de concertação com os reesposáveis dos grupos carnavalescos que o seus pelouro precisa de 17 milhões de Kwanzas para as despesas da realização dos desfiles municipais e provincial.

Radar Informativo e Jornal de Angola

José Eduardo Ezequias avançou que este ano a instituição pretende elevar um pouco mais os valores dos prémios dos três primeiros classificados da classe de adultos e infantis. Acrescentou que a pretensão é subir para dois milhões de kwanzas o montante do primeiro classificado da classe A de adultos, que no Entrudo do ano passado estava estipulado em um milhão e 200 mil kwanzas, e na classe infantil passar de 800 mil para um milhão e 500 mil kwanzas.

O responsável da Cultura e Turismo no Cubango revelou que se pretende, também, atribuir um prémio de participação no valor de 100 mil kwanzas, como forma de estímulo aos grupos carnavalescos que não estarão entre os vencedores.

O responsável sublinhou que a presente edição do Carnaval de 2025 vai contar com a participação de 20 grupos carnavalescos no desfile provincial, sendo nove da classe de adultos e 11 infantis, dos 11 municípios que compõem a província do Cubango, nomeadamente Menongue, Cuchi, Cutato, Tchinguanja, Longa, Caiundo, Nancova, Mavengue, Calai, Cuangar e Savate.

O director do Gabinete da Cultura informou que as inscrições dos grupos carnavalescos para a participação no Entrudo começaram no dia 27 de Janeiro e terminam no próximo dia 15 de Fevereiro. Fez saber que cada grupo deve ter no mínimo 100 integrantes.

José Eduardo Ezequias salientou que os grupos com menos integrantes vão ser enquadrados como blocos de animação para entreter o desfile provincial, à semelhança do que vai acontecer com os grupos Mama Levanta, dos Desportistas, Universitários, Enfermeiros, Tradicional dos Mongolo, do bairro Saúde, e Lipuita, do município do Cuchi, que também serão premiados pela participação no evento.

José Eduardo Ezequias disse que para a melhor realização do Carnaval, o Gabinete Provincial da Cultura e Turismo tem previsto um ciclo de formação para os responsáveis dos grupos com temas ligados à música e coreografia.

O responsável reiterou que a edição de 2025, que vai decorrer sob o lema “Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”, além de premiar os grupos vencedores, vai homenagear figuras emblemáticas que ao longo dos últimos anos se destacaram na valorização das edições do Carnaval, da cultura local, em particular, e da nacional, em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seventeen − seven =