A primeira reunião da JFNLA depois da realização do congresso em 2024, será um evento crucial para a juventude da organização, proporcionando um espaço de reflexão, debate e definição de estratégias tendo em vista a realização das eleições gerais em 2027.
Este encontro de acordo com o mais alto responsável da organização, Carlos Cassoma, será crucial porque permite que haja um espaço que permitira que haja um balanço acertos por parte da direcção.
“À medida que se aproximam as vésperas das eleições, é possível ter uma leitura externa e sentir a avidez que pulsa nos corações dos jovens”, disse Carlos Cassoma frisando que uma das principais aspirações da juventude é um maior envolvimento na vida política e social do país.
Na sua opinião, o evento será grande importância para a juventude, proporcionando uma vez mais um espaço vital para reflexão, debate e definição de aspirações para o futuro do país.
“A juventude, conseguindo aprender e se desenvolver de forma integral, consegue participar da democracia e isso a coloca mais próxima de tomar as rédeas do seu futuro, e das decisões que vão realmente colocá-la no lugar de protagonismo que merece”, disse.
Segundo ele, a juventude é crucial para um partido político por trazer novas ideias, perspectivas e energia, renovando as políticas públicas e a própria actuação do partido.
“A participação de jovens é fundamental para a renovação de quadros, a representatividade e o engajamento das novas gerações, além de garantir que os desafios específicos dos jovens sejam debatidos e solucionados”, acrescentou.
Segundo ele, a participação em um partido ajuda os jovens a se tornarem cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, além de desenvolverem habilidades políticas, como o diálogo e a construção colectiva.
Refira-se que a Juventude da Frente Nacional de Libertação de Angola, que tem a sigla JFNLA, é a organização Juvenil do partido responsável pelo recrutamento, mobilização, enquadramento e orientação dos jovens para o seu ingresso no seio. Tem como papel fundamental organizar e orientar superiormente os jovens com o objectivo de os educar, formar e prepará-los para os grandes desafios do partido, nos vários sectores da vida do País, garantindo desta forma a sua reconstrução, bem como assegurando a continuidade dos ideais políticos partidários da FNLA na execução das suas inúmeras tarefas e desafios do Partido e do País para as gerações vindouras.
