Detidos homens que mataram polícia com tiro de Kalashnikov quando perseguiam viatura que transportava dinheiro no Cazenga

Crime remonta a 20 de Dezembro de 2024.

Quatro homens, com idades compreendidas entre os 33 e os 39 anos, foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) por serem suspeitos do homicídio qualificado de um efectivo da Polícia Nacional (PN) que se encontrava na via pública, arredores da Refinaria de Luanda, no município do Cazenga, em serviço. Os factos remontam a Dezembro de 2024.

O que se sabe, é que o SIC-Luanda deteve quatro criminosos na província de Benguela, estando outros quatro elementos foragidos da justiça.

Os criminosos, segundo apurou o Radar Informativo no Comando Municipal do Cazenga da Polícia Nacional, são autores confesso do duplo homicídio de um efectivo da Unidade de Transito, Zacarias Ilalo e de uma cidadã gravida, cujo nome não foi revelado.

Em depoimento, um dos assaltantes, intitulado como “Paulino Sabonete”, “Boss Caixa” também conhecido por “Paulo Caixão”, de 38 anos, moto-taxista, é o assaltante que conduziu uma das motorizadas, no dia fatico para o efectivo da Polícia Nacional e para mulher gravida.

O mesmo confessou o crime e explicou que eram oito elementos, entre os quais, “Beato Cambala Jango “Cambala”, de 33 anos, moto-taxista, Isaac Tchitangue Canivete “Yambacala”, de 37, e Afonso Sambuele Calepete “Kizango”, de 39, e outros em fuga, conhecidos por “Masta”, “Cambelela”, “Hingo”, “Quarta” e “Isaac”, que se faziam transportar em quatro motorizadas.

De acordo com o superintendente-chefe Fernando de Carvalho, porta-voz do SIC-Luanda, os criminosos, no dia em que assassinaram o efectivo da Unidade de Transito, também dispararam mortalmente nas costas de uma cidadã que se encontrava gravida de 39 semanas.

“O Serviço de Investigação Criminal, através da Direcção Municipal do Cazenga, depois de diversas investigação, deteve, na província de Benguela, município do Cubal, quatro bandidos, altamente perigosos, implicados nos crimes de associação criminosa, ameaças de morte, roubo qualificado de somas avultadas e duplo homicídio qualificado, onde foram vítimas um agente regulador de trânsito, de nome Zacarias Pedro Ilalo, de 44 anos, e uma cidadã gestante, de 34 anos de idade, também morta por disparo de arma de fogo, nas mesmas circunstâncias”.

Fernando Carvalho, recorda que à data dos factos, os marginais, a bordo de quatro motorizadas, perseguiam uma viatura que transportava valores monetários, cerca de 49 milhões de Kwanzas, e para dispersarem os transeuntes, primeiro dispararam de forma “dolosa” contra o agente regulador de trânsito e depois efectuaram vários disparos à queima-roupa, um dos quais atingiu, mortalmente uma mulher.

“Depois de o SIC ter o conhecimento da localização dos criminosos, o Ministério Público (MP),emitiu um mandado de detenção, que, entretanto, moveu uma equipa do SIC-Cazenga em coordenação com o Departamento de Operações do SIC-Luanda, viajaram à província de Benguela no município do Cubal onde foi possivel capturar os criminosos”, relatou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × 2 =