Embora as dúvidas sobre se os Estados Unidos continuariam a fornecer apoio militar robusto à Ucrânia tenham resultado em um frenesi de atividade diplomática ao redor do mundo, em nenhum lugar essas decisões serão sentidas de forma mais aguda do que nas linhas de frente, onde tropas ucranianas sitiadas estão envolvidas em uma defesa feroz e sangrenta de suas terras.
O embaixador, citado pelo Jornal de Angola, falou durante as celebrações do Dia Nacional de Cuba, a assinalar-se hoje, destacou as artes plásticas, a música, a dança, a literatura, a gastronomia e as religiões de Cuba como as grandes influências por África.
“África é um grande destaque no modo de ser cubano, e marcou para sempre a história de Cuba”, afirmou.
Óscar Gonzalez explicou que o Dia Nacional da Cultura Cubana é realizado para recordar a vez que o primeiro hino nacional de Cuba foi entoado em público, além de ser uma efeméride que visa celebrar a identidade cubana.
“Posso destacar o evento como a celebração de um universo de culturas que foi trazido por homens e mulheres da Europa, África, Ásia e outras partes da América, que se trouxe em uma só, que é a cultura cubana”, afirmou.
O diplomata cubano sublinhou que a atividade foi realizada em homenagem ao escritor cubano Alejo Carpentier, que se esteve em vida completaria 120 anos, no próximo dia 26.
Em Angola, o Dia Nacional da Cultura Cubana foi comemorado com várias actividades, que teve início a 10 de Outubro do ano em curso.