Sporting marca aos 4 minutos e nessa altura era virtualmente campeão. O Benfica reagiu, foi para cima, justificou a igualdade, mas deixou o adversário sair vivo da Luz.
Na corrida para o título, o sinal está verde. O Sporting saiu vivo da Luz, levou o empate até ao fim e, com uma jornada por disputar, depende apenas de si mesmo para chegar ao bicampeonato. No limite, terá de, na última jornada, em casa com o V. Guimarães, fazer pelo menos um resultado igual ao do Benfica em Braga. Até lá, o Marquês de Pombal terá de esperar pela noite em que lhe vão tirar o sono.
A vantagem ‘magra’ traduzia-se na conquista do bicampeonato dos ‘leões’ já este sábado, em pleno Estádio da Luz, mas, após o descanso, apareceu o turco Kerem Aktürkoglu para empatar a partida, aos 63.
A iniciativa no interior da grande área do grego Pavlidis, que passou por três adversários, foi crucial, antes de servir o colega de equipa, que ainda beneficiou de um desvio na bola do uruguaio Maxi Araújo.
Assim, ‘leões’ e águias’ prosseguem em igualdade pontual no topo da classificação, com 79 pontos, quando falta apenas uma ronda para o final da competição.
Dentro de uma semana, o Sporting, com vantagem no confronto direto com o Benfica, recebe o Vitória de Guimarães, que pode garantir o quinto lugar europeu se vencer o Farense, no domingo.
Já o Benfica, visita o Sporting de Braga e tem sempre de obter um melhor resultado do que os ‘leões’ para impedir a conquista do bicampeonato.
Mais cedo, o Santa Clara, sexto, com 54 pontos, manteve-se na luta pelo quinto lugar, com o Vitória de Guimarães, face ao triunfo caseiro ante o Famalicão (2-1).
Wendel Costa (23 e 81 minutos), autor de um ‘bis’, foi a figura do conjunto açoriano e do encontro, que terminou com as duas formações reduzidas a 10 jogadores, face às expulsões de Vaclav Sejk no Famalicão, aos 46, e Sidney Lima nos açorianos, aos 83.
Gustavo Sá (58 minutos) foi o autor do tento do emblema famalicense, que somou a quarta partida seguida sem vencer e segue no sétimo posto, com 44 pontos.
O desafio com mais golos do dia aconteceu na Madeira, na igualdade entre Nacional e Rio Ave (3-3), que desperdiçou uma vantagem de três golos ao ceder nos instantes finais em casa dos madeirenses.
No Funchal, Tiknaz (três e 44 minutos) e Bakoulas (28) deixaram os visitantes com a vitória, praticamente, no ‘bolso’, contudo, depois do intervalo, o marcador mexeu por três vezes para os insulares: André Sousa (46), Leo Santos (90) e um autogolo de Kostoulas (90+4) permitiram ao Nacional, que não vence há quatro jogos, resgatar um ponto.
Desta forma, o Rio Ave ascendeu ao 10.º posto, com 37 pontos, mais um do que o Moreirense, ao passo que o Nacional é 12.ª com 34.