O Tribunal de Comarca de Luanda (TCL), condenou esta terça-feira,19, a três anos de prisão, suspensa pelo mesmo período, a enfermeira Dilma Jacira Diogo Clemente Pompílio, de 46 anos, funcionaria da Maternidade Augusto Ngangula, pelo crime de homicídio negligente contra uma parturiente que foi dar à luz naquela maternidade, em Abril de 2024.
Segundo o Novo Jornal, o tribunal achou injusto responsabilizar criminalmente apenas a enfermeira, o qual é a única arguida no processo, e pata tal mandou instruir um processo-crime para toda a equipa médica em serviço, a data dos factos, da maternidade.
Dilma Jacira Diogo Clemente Pompílio, foi ainda condenada a indemnizar à família da parturiente falecida no valor e quatro milhões de kwanzas, e 500 mil de taxa de justiça.
Pedro Chilicuessue, juiz da causa, ordenou, após a sentença, a extração de certidão para instruir novo processo-crime contra dois médicos, entre eles o chefe de equipa, um enfermeiro e dois técnicos do bloco operatório em serviço naquele dia.
Fonte: Novo Jornal.