Um funcionário do Banco Sol foi detido em Malanje, é acusado de desviar 20 milhões de kwanzas que deveriam ser usados para abastecer caixas automáticas na agência de Ambaca, Kwanza-Norte.
O suspeito, que estava temporariamente a substituir o gerente, aproveitou o acesso aos cofres para transferir parte do dinheiro para contas pessoais antes de fugir para Malanje.
A fraude foi descoberta quando um dos caixas registou uma avaria e o gerente, ao verificar a situação, deu conta da falta do montante. Após denúncia do banco, o Serviço de Investigação Criminal localizou e deteve o funcionário, que confessou o crime e será agora apresentado ao Ministério Público para responder pelo caso.
A detenção do implicado foi efectuada mediante cumprimento de um mandado, emitido pelo Ministério Público, após uma denúncia da gerência do Banco, que dava conta de uma anomalia de erro no dispensador de notas sem a possibilidade de soltar as cassetes de um dos ATMs, que por sua vez, notificou o técnico responsável pelo carregamento e supervisão dos caixas e verificaram que tratava-se de um desfalque do montante referido que foi subtraído e transferido para outras contas ao longo de vários dias.