Empresário estava com a mulher e o filho quando caiu. Corpo já foi recuperado
O fundador da marca de roupa Mango, Isak Andic, morreu este fim de semana durante uma caminhada com a família, depois uma queda de 150 metros.
O empresário estava com vários familiares a passear nas grutas de Montserrat, em Collbató, quando caiu numa ravina.De acordo com o jornal catalão La Vanguardia, Isak Andic, de 71 anos, estava com a mulher e o filho, Jonathan, quando caiu.
A família ainda chamou o 112 por volta das 13:00 locais (menos uma hora em Portugal Continental), mas os serviços de emergência já encontraram o homem sem vida.Para a zona foram mobilizadas várias autoridades, incluindo os bombeiros regionais, equipas de emergência médica e especialistas em resgates em zona montanhosa, que acabaram por conseguir recuperar o corpo do empresário.
O presidente da Catalunha, Salvador Illa, confirmou o falecimento de Isak Andic, expressando consternação através de uma mensagem na rede social X.
Isak Andic foi confundador da Mango, empresa da qual era o principal proprietário.
Nascido em Istambul em 1953, instalou-se em Barcelona aos 16 anos e de fez, de imediato, sentir o seu espírito empreendedor, vendendo roupa com tecido fabricado na Turquia que depois era transformado em Barcelona.
Depois de conseguir algumas vendas com a marca Izak, junta-se, em 1984, aos irmãos Enric e Nahmad, fundando a Mango, cuja primeira loja abriu em pleno Paseig de Gràcia, a rua mais movimentada de Barcelona, e onde estão as lojas mais caras.
O actual CEO da Mango, Toni Ruiz, já emitiu um comunicado a lamentar o que aconteceu: “O Isak era um exemplo para todos.
Dedicou a sua vida ao projecto da Mango, deixando uma marca inapagável graças à sua visão estratégica, à sua liderança e ao seu compromisso inquebrável com os mesmos valores que temos na empresa.