Os dois generais, antigos homens de confiança do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, estavam a ser julgados por abuso de poder e associação criminosa. Julgamento começou a 10 de março.
O Tribunal Supremo angolano absolveu esta segunda-feira Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa” de todos os crimes e condenou Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” a cinco anos e seis meses de prisão por branqueamento de capitais e outros crimes.
Foram igualmente condenados o cidadão chinês Yiu Haiming a quatro anos e seis meses de prisão e o advogado Fernando Gomes dos Santos a três anos e seis meses.As empresas China International Fund (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited foram condenadas ao pagamento de mil dias de multa à razão de cinco mil dólares por dia.
A defesa de “Dino”, condenado pelos crimes de falsificação de documentos, branqueamento de capitais, tráfico de influência e burla por defraudação, pediu efeito suspensivo da pena, bem como os defensores dos restantes arguidos condenados.
O julgamento, iniciado em 10 de março, teve como arguidos os dois generais, antigos homens de confiança do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, o antigo director-geral do CIF Angola, Yiu Haiming, o advogado Fernando Gomes dos Santos e as três empresas ligadas ao grupo CIF.
Os arguidos estavam acusados de crimes como peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa, abuso de poder, branqueamento de capitais e tráfico de influência.

