Global Services junta “players” da indústria petrolífera no fórum sobre o impacto do sector financeiro

Empresa angolana Global Services Corporation, juntou-se aos esforços do Executivo e promoveu esta quinta-feira ,17, em Luanda, o Fórum sobre o Impacto Financeiro no Conteúdo Local, que reuniu os principais players da indústria petrolífera em Angola.

Com foco no desenvolvimento sustentável e na redução da dependência de empresas estrangeiras, o fórum fortaleceu a economia angolana, com a participação de empresas de diversos sectores.

O CEO da Global Services Corporation, Edson Kachivela, referiu que o fórum visou a promoção do empresariado angolano.Segundo este responsável, o sector financeiro foi chamado a impulsionar o conteúdo local na indústria petrolífera.

Edson Kachivela salientou que o conteúdo local compreende bens e serviços produzidos por empresas essencialmente angolanas, cuja inserção no mercado petrolífero depende, em larga medida, da capacidade de financiamento e da prontidão operacional.

“O sector petrolífero é muito exigente, e as empresas têm que ter capacidade operacional e de tesouraria para suportar os compromissos”, referiu.

Segundo Edson Kachivela, se assim não for, as empresas do sector petrolífero não têm como subsistir ou prestar serviço a nível deste ramo.

“O ramo petrolífero é altamente exigente. Requer das empresas nacionais não apenas conhecimento técnico e experiência, mas também uma robusta capacidade financeira. Nem sempre os compromissos de pagamento ocorrem no tempo ideal, e isso coloca em risco a subsistência destas empresas”, concluiu.

Entretanto, o Governo angolano definiu metas para o aumento da participação de empresas nacionais e mão-de-obra, no quadro Conteúdo Local desde 2020, fruto do decreto Presidencial n° 271/20.

O PCA da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, disse que as principais dificuldades do sector petrolífero está no financiamento das empresas.

O fórum, que decorreu sob a égide da Global Services Corporation, contou com a presença de entidades como representantes da Câmara Africana de Energia, PCA da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, PCA do Fundo Soberano de Angola, ex-Ministro da Economia de Portugal, Pedro Vieira, representantes da banca, gestores de políticas públicas, reguladores e empresários do sector dos petróleos.

A Global Services Corporation é líder do mercado no segmento de Gestão de Risco, Eventos Corporativos, Formação Executiva especialmente temáticas direcionadas a liderança das organizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × one =