Governo angolano quer levar água a mais de um milhão de pessoas no leste do país até 2028

Serão abrangidas 49 localidades das províncias de Malanje, Moxico, Moxico Leste, Lunda Norte e Lunda Sul com uma rede de cerca de 1.103 quilómetros de extensão e mais de 70 mil ligações domiciliárias.

O Ministério da Energia e Águas anunciou que pretende levar água potável a um milhão de pessoas em cinco províncias do leste de Angola, com um projecto avaliado em 870 milhões de euros, que será executado pela construtora MCA.

Governo angolano quer levar água a mais de um milhão de pessoas no leste do país até 2028Serão abrangidas 49 localidades das províncias de Malanje, Moxico, Moxico Leste, Lunda Norte e Lunda Sul com uma rede de cerca de 1.103 quilómetros de extensão e mais de 70 mil ligações domiciliárias.

No total, serão abrangidas 49 localidades das províncias de Malanje, Moxico, Moxico Leste, Lunda Norte e Lunda Sul, com uma rede de cerca de 1.103 quilómetros de extensão e mais de 70 mil ligações domiciliárias, segundo uma nota de imprensa do Ministério da Energia e Águas (Minia).

O projecto de captação e tratamento de água teve início na localidade de Cazombo (Moxico Leste), devendo a empreitada ser entregue até 2027.

As restantes obras deverão arrancar em 2026, com uma previsão de dois anos para a sua conclusão, estando ainda em fase de contratualização o financiamento global do projeto, segundo fonte ministerial.

Quando estiverem em funcionamento, os sistemas de abastecimento de água deverão tratar aproximadamente 5.000 metros cúbicos de água por hora, armazenando cerca de 50 mil metros cúbicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *