O indulto que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu a 51 reclusos condenados pela justiça angolana atinge o filho do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que faleceu em Barcelona, Espanha, em 2022, José Filomeno dos Santos “ Zenu dos Santos”, e a influência digital Ana da Silva Miguel “Neth Nayara”, assim como alguns activistas, soube o Radar Informativo.
O indulto é uma medida de clemência concedida pelo Chefe do Estado, prevista na Constituição, e que pode abranger não só o perdão total ou parcial da pena de prisão, como também a revogação de penas acessórias de expulsão do País, aplicadas a reclusos de nacionalidade estrangeira e nacionais.
Tchizé dos Santos, filha do antigo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, criticou a justiça de Angola por prender e condenar cidadãos que nada fizeram para serem privados da liberdade.
Segundo Tchizé dos Santos, tanto Zenu como a Neth Nayara, foram julgados e condenados injustamente, e que o indulto do PR não os vai limpar o nome que foi sujo pelas pessoas que só quiseram agradar o chefe.