O Presidente da República, João Lourenço, recebeu cartas credenciais de 14 embaixadores extraordinários e plenipotenciários, residentes e não residentes, que ficam assim habilitados a representar os interesses dos seus países junto da República de Angola.
Segundo a Presidência da República, iniciaram funções oficialmente os diplomatas da República da Venezuela: Belén Teresa Orsini Pic, de 55 anos de idade. Exerceu funções diplomáticas no Benin, Togo e na Organização Internacional do Cacao. República do Sudão: Abdelraouf Amir Ali Amir, de 57 anos de idade, é diplomata de carreira há 32 anos e já exerceu funções em Bangui, no Cairo, em Kinshasa, em Genebra e em Paris.
República da Hungria: András Fazekas, República Federativa do Brasil, Eugénia Barthelmess, de 65 anos de idade, já exerceu funções diplomáticas em Singapura, Equador, Reino Unido, México e nas Missões Permanentes junto da União Europeia e da Organização dos Estados Americanos.
República da Argentina: Nicolás Sergio Rebok, Tenente General e diplomata de carreira com mais de 20 anos de experiência. Já exerceu funções na Nicarágua, Reino Unido e Paraguai, Nunciatura Apostólica, Kryspin Dubiel. De nacionalidade polaca, Dom Kryspin Dubiel tem 51 anos de idade. É doutorado em Teologia e Direito Canónico e entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 2024, tendo já exercido funções como conselheiro no Ruanda, Bielorrússia, Colômbia, Filipinas e nos Emirados Árabes Unidos. Já o do Reino da Grã Bretanha e Irlanda do Norte: Bharat Sueesh Joshi, diplomata de carreira há 28 anos, exerceu funções diplomáticas em Banjul (Gâmbia), Dhaka (Bangladesh), em Yaoundé, Libreville, Djamena, Malabo, Bangui e Chennai (Índia)… República da Itália, Marco Ricci, de 63 anos de idade, é diplomata de carreira há 36 anos e já exerceu funções diplomáticas na China, Rússia, Chile, Grenoble (França) e em Petersburgo (Rússia).
EMBAIXADORES NÃO RESIDENTES
República das Filipinas: Paul Raymund P. Cortes, diplomata com 29 anos de experiência, já exerceu funções diplomáticas no Dubai e na Ilha de Honolulu, República da Irlanda: Alma Ní Choigligh, diplomata com 26 anos de carreira, exerceu funções em Singapura e no Reino Unido, República Islâmica do Irão: Mansour Shakib Mehr, de 56 anos de idade, já exerceu funções em Paris, Berlin e Côte D’Ivoire. República Federal da Somália: Mohamed Sheik Issak Ibrahim, diplomata com 15 anos de experiência no Sector do Desenvolvimento Público, já exerceu funções diplomáticas no Sudão e actualmente é conselheiro para política e economia na Embaixada da Somália em Abu Dhabi.
República Unida da Tanzânia, Tenente General Mathew Edward Mkingule é militar de carreira desde 1995, tendo ocupado vários cargos em diversas instituições das Forças Populares de Defesa da Tanzânia. República do Tchad: Mogombaye Apollinaire, diplomata de carreira, com 64 anos de idade, é licenciado em Ciência Política e actualmente exerce o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Tchad na RDC.