Depois do escândalo que lesou o Estado em 7 mil milhões Kz, a ministra das Finanças, Vera Daves, nomeou três novos administradores para completar o novo board da Administração Geral Tributária. José Leiria mantém-se como PCA e, igualmente, Leonildo Manuel como administrador. Pedro Fernando Marques, Luís Gomes Sambo e Altair Djelany Marta, são os novos membros.
O conselho de administração da Administração Geral Tributária (AGT) já conta com três novos administrados, nomeadamente, Pedro Fernando Marques, Luís Gomes Sambo e Altair Djelany Marta, ao passo que José Leiria mantém-se como PCA da instituição, segundo o despacho n.º 1296/25 de 10 de Março, a que o Expansão teve acesso.
Estas movimentações acontecem depois do escândalo que lesou o Estado em 7 mil milhões Kz, pelos crimes de acesso ilegítimo ao sistema de informação, falsidade informática, associação criminosa, peculato e obstrução à justiça, que culminou com a detenção de, pelo menos, nove colaboradores, entres eles o administrador, Tiago dos Santos, exonerado logo após a sua detenção, em Janeiro.
Assim, deixam o conselho de administração da AGT, Nerethz Tati, que vai agora assumir a pasta de directora-geral do Instituto Nacional de Jogos e Roberta Malaquias, que vai assumir o cargo de delegada de Finanças de Luanda, segundo apurou o Expansão.