Leilão da Sodiam rende 15,4 milhões de dólares

O décimo terceiro leilão de diamantes brutos realizado quinta-feira, em Luanda, arrecadou um valor líquido total de cerca de 15,4 milhões de dólares.

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E.P) licitou em leilão 36 pedras especiais de diamantes brutos produzidas pelas Sociedades Mineiras do SOMILUANA, LULO, KAIXEPA, TCHEGI, CHITOTOLO, LUELE E CATOCA.

De acordo com uma nota enviada às redacções, as sessões de avaliação decorreram de 05 a 12 do corrente mês, nas instalações da SODIAM E.P, em Luanda, sendo que as licitações foram submetidas por via electrónica na plataforma online. O valor total líquido arrecadado na licitação foi de 15,4 milhões de dólares com a venda de 1.391,7 quilates. Este resultado foi superior em 18,5 por cento do valor esperado.

Os resultados arrecadados deste leilão estão distribuídos da seguinte forma: Somiluana (1,56 milhões USD), Lulo (3,5 milhões USD), Tchegi (1,4 milhões USD), Chitotolo (2 milhões USD), Kaixepa (1,4 milhões USD), Catoca (2,4 milhões USD) e Luele (3,1 milhões USD). Participaram no leilão um total de 41 empresas, representando as principais praças e centros diamantíferos mundiais.

De realçar que o formato actual de leilão, no âmbito do Decreto Presidencial 175/18 de 27 de Julho, tem obtido cada vez mais confiança por parte das Sociedades Mineiras e dos compradores, devido à transparência do processo. De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa, “regista-se alguma melhoria em termos de procura e de preços, o que acabou de ser confirmado pelo resultado obtido neste leilão, que foi melhor que o previsto.

A SODIAM e as diferentes instituições do sector continuarão a envidar esforços para a implementação de medidas e iniciativas que promovam maior competitividade e melhores resultados, visando minimizar os efeitos de instabilidade no mercado”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

two × one =