O escritor Lopito Feijó foi eleito, este sábado,11, o secretário-geral da União dos Escritores Angolanos (UEA), com 44 votos a favor.
Já a escritora Marta Santos conquistou 11 por cento dos votos, enquanto que Kanguimbo Ananaz da lista C ficou na terceira posição da disputa.
Os resultados do pleito foram divulgados durante a assembleia de votos, pelo presidente da comissão eleitoral, Bendinho Freitas, que considerou que as eleições decorreram num processo livre, democrático e transparente.
A eleição decorreu na sede da UEA, em Luanda, após uma campanha que decorreu de 16 de Abril a 8 de Maio, e este sábado deu-se os resultados da eleição do escritor angolano.
A tomada de posse do novo dirigente está marcada para o dia 24, num ambiente marcado pela expectativa de renovação e dinamismo na vida literária nacional.
O processo eleitoral decorreu já sob as novas regras aprovadas em 2024, que limitam o cargo de secretário-geral a dois mandatos consecutivos.
Com uma vasta carreira literária e associativa, Lopito Feijó é autor de obras como “Doutrina” e “ReuniVersos Doutrinários”, além de ser membro da Academia Angolana de Letras e presidente da Sociedade Angolana do Direito de Autor (SADIA).
Ao assumir a liderança da UEA, promete reforçar o apoio aos escritores, promover a literatura angolana e estreitar os laços com instituições congéneres da lusofonia.
Lopito Feijóo, o candidato eleito, manifestou- se satisfeito com os resultados e agradeceu pela confiança dos membros que votaram no seu projecto.
” Vou trabalhar no programa eleitoral apresentado durante a campanha”, disse.
Lopito Feijó é escritor e poeta angolano com mais de 30 obras literária no mercado nacional e internacional.