O secretário do Bureau político do MPLA para Organização, Mobilização e Inserção na sociedade, Gonçalves Muandumba, valorizou antigos dirigentes do MPLA, que ao longo dos anos deram o seu máximo para o reforço da organização.

Na cidade do Lubango, província da Huíla, o dirigente Gonçalves Muandumba reafirmou, o compromisso do MPLA valorização dos mais velhos do partido, ao destacar figuras históricas como a de José Luciano, a militante Madalena Nhachuvano e o veterano Mélquiades Abel de Kerlan, num gesto que visa resgatar a mística política, preservar a memória histórica e reforçar a coesão intergeracional no seio da organização.

O reconhecimento de Gonçalves Muandumba ganhou relevância política e simbólica ao trazer para o centro do debate o contributo de quadros históricos do partido na Huíla.
O miltante José Luciano, que exerceu funções como Primeiro Secretário Provincial da OPA na Huíla entre 1979 e 1982, tendo posteriormente integrado, de 1983 a 1985, a Formação Política e Ideológica na Escola Nacional do Partido, em Luanda.
Também foi sublinhada a situação de saúde de Madalena Nhachuvano, membro do Comité Municipal do Lubango, actualmente em recuperação após sofrer um AVC, num reconhecimento público do seu percurso militante e do dever de solidariedade partidária.
No mesmo contexto, Gonçalves Muandumba evidenciou o papel de Mélquiades Abel de Kerlan, membro do Comité Central do MPLA, residente no Lubango, com 93 anos de idade, considerado uma referência viva da história do partido.

