MPLA no Uige em “queda livre”, militantes exigem o regresso de Pedro Diavova para revitalizar o partido

A popularidade do na província do Uíge enfrenta grandes desafios, devido a fraco desempenho na mobilização de novos militantes, estando a UNITA a tomar o controlo do eleitorado na região.

Militantes admitem que O actual primeiro secretário provincial do MPLA no Uíge José Carvalho da Rocha que assumiu a função após o falecimento de Luther Rescova em 2020, tem fraco desempenho para por a máquina a funcionar (mobilização de militantes) com eficiência à nível da província.

Relatos de militantes naquela região, mencionam teimosia e arrogância por parte da direcção do partido, sugerindo a necessidade de renovação urgente, tendo em vista a realização das eleições gerais de 2027.

Um grupo de militantes do MPLA exigem o afastamento na direcção do partido de José Carvalho da Rocha, sob pena o MPLA na província do Uíge não eleger um deputado nas próximas eleições.

“Se nada for feito teremos prejuízos consideráveis nas eleições de 2027”, apelam os militantes que exigem o regresso na direcção do partido, de Pedro Diavova , um militante influente na mobilização de massas.

Segundo os militantes, com excepção das eleições de 1992, em que UNITA conseguiu dois deputados na província do Uige, as de (2008, 2012, 1017), o MPLA sempre venceu na província do Uige, e em 2022, a UNITA voltou a ter dois deputados. Hoje nesta província, o MPLA não é um partido político dinâmico que está evoluir constantemente para atender às demandas sociais, representando a vontade popular com renovação interna e adaptabilidade.

“O nosso primeiro secretário do partido está mais preocupado com o trabalho do Governo, e presta pouca atenção nas acções do partido. Pensamentos ser o mento ideal para reverter este quadro”, aconselham os militantes.

Uma fonte do MPLA no Uíge disse que, o partido tem reafirmado o seu compromisso com a coesão interna, e posiciona-se como uma força política sólida e unida, preparada para os desafios actuais e futuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *