A dupla de esquerdinos Antero Ekukui e Guilhermino Maurício “Mito”, que forma o Duo Canhoto, é a proposta para a rubrica “Sexta-feira de Trova”, a realizar-se, excepcionalmente, hoje, às 19:00, no Palácio de Ferro, em Luanda, com o objectivo de promover a arte de musicalizar a poesia, avança o Jornal de Angola.
A rubrica, que vem juntando vários músicos da praça nacional, volta com uma proposta de entreter o público com várias músicas do cancioneiro angolano, a fim de preservar a cultura.
O surgimento do Duo Canhoto no mercado nacional começou quando Antero Ekukui e Guilhermino Maurício “Mito” eram militares das FAPLA, pertencentes à Brigada Artística e Cultural “26 de Agosto”, das Tropas de Guarda Fronteira de Angola (TGFA).
Ambos esquerdinos, Antero Ekukui é natural da aldeia de Cachau Mbata Mungo (Huambo), enquanto Mito nasceu em Bolongongo (Cuanza-Norte).
Nesta relação de quase quatro décadas, ambos têm combinado estilos como tchissossi, mungomga, kilapanga, semba e outros, essencialmente, dos grupos etnolinguísticos ovimbundu e ambundu, com elementos do jazz, blues e demais géneros de origem africana moldados pela diáspora.