A Polícia Federal do Brasil (PFB) e o Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos, vão apoiar a Polícia Nacional de Angola (PNA) com vista a melhoria do sistema de ensino da policia angolana.
A decisão da cooperação internacional foi divulgada esta quinta-feira, 20, na abertura do conselho superior de polícia, nas instalações da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), que visa o estreitamento com a comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a Organização Regional da África Austral (SARPCCO), como destaque.

O comandante geral da Polícia Nacional de Angola, comissário-geral Francisco Monteiro Ribas da Silva, disse que o reforço da cooperação “recai para melhoria do sistema do ensino policial”, e que, “a gestão da ordem e tranquilidade pública do país, é a maior responsabilidade primária da polícia”, por está razão a atenção especial está voltada no “melhoramento do sistema de ensino da polícia, através da reformulação da grelha curricular, potenciação do corpo docente e das condições das infra-estruturas dos estabelecimentos policiais”.

Ribas da Silva, sublinhou sobre os avanços satisfatório da estabilidade da “situação operativa de segurança pública e a diminuição nas estatísticas criminais em comparação com o ano anterior de uma taxa de 67% de esclarecimento de crimes, com realce aos violentos como homicídios, roubos e furtos”.
O responsável pela PNA, exortou aos directores e comandantes provinciais a garantirem o cumprimento integral das orientações que serão emanadas.
O encontro vai, ainda, apreciar e aprovar o relatório de balanço das actividades da PNA referentes aos nove meses de 2025, bem como, fazer a apreciação e aprovação do relatório do balanço de execução do plano de acção da PNA/2025 e o projecto do plano de acção para o ano 2026.

