O efectivo da Rede Mulher Polícia de Angola (REMPA) foi elogiado, nesta quinta feira, 21, pela organização, prontidão e engajamento demonstrados durante a Operação BASADI XV. Que decorreu em todo o território nacional, em simultâneo com os países da região Austral, com objectivo de prevenir e combater a violência baseada no género, contra mulheres e crianças, crimes cibernéticos, vandalismo às infraestruturas, roubo de cabos eléctricos e de telecomunicações, roubo de gado, tráfico de drogas, contrabando de imigrantes, tráfico de seres humanos e outros crimes de interesse nacional e regional.
O elogio foi feito pela professora Everjoyce Endove, Oficial Especializada do Bureau Regional de Harare/SARPCCO, durante a reunião virtual de apresentação do relatório da referida operação.
Todavia, a Presidente da Rede Mulher Polícia de Angola, Subcomissário, Lisbela Carla Romão da Silva, revelou desde a sua fundação na Corporação, a Mulher Polícia tem vindo a participar activa e significativamente no combate à criminalidade, e esta operação constitui uma sublime oportunidade.
O reconhecimento do órgão e da líder da REMPA, era notório que seria possível, isso, porque o Subcomissário Lisbela Carla Romão da Silva, esteve de “pedra & cal”, focada na “missão de prestar informação diversificada e fidedigna sobre as melhores práticas, ideias e projectos destes segmentos de actividade nas forças em parada durante uma larga formatura no lançamento das tropas no interior das instalações da Unidade Operativa de Luanda”.
“Para reiterarmos o nosso compromisso com a prevenção e combate a criminalidade, a manutenção da ordem e paz social, e, sobretudo, mostrar o nível de prontidão, capacidade e bravura da Mulher Polícia de Angola”, disse, Fisbela da Silva.
A operação com a duração de três dias, esteve sob controlo e responsabilidade da Mulher Polícia. “ O cidadão tem de se sentir seguro, não vamos defraudar a confiança que o Comandante-Geral depositou em nós”, afirmou convicta a líder da REMPA.
Recorde-se que a Operação Basadi XV, foi lançada no dia 18 do corrente mês e ano, e contou com a participação das diversas especialidades da Polícia Nacional de Angola, com realce a Direcção de Investigação de Ilícitos Penais, Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, Polícia de Guarda Fronteiras, Polícia Fiscal Aduaneira, Direcção de Informações Policiais e os demais Órgãos Executivos Centrais do Ministério do Interior.