A Polícia Fiscal Aduaneira (PFA) apreendeu, em Luanda, um navio estrangeiro de pesca industrial, por irregularidades no exercício de pesca e situação migratória irregular da tripulação. Durante as diligências, os agentes da corporação, verificaram, que a documentação da embarcação era falsificada, com proveniência da Mauritânia.
Segundo o porta-voz da Polícia Nacional (PN), Subcomissário Mateus Rodrigues, a embarcação foi apreendida, após o Comando da Unidade Fiscal Marítima, rececpcionar uma denúncia proveniente do escritório de advogados angolanos que dava conta do descaminho de uma embarcação pesqueira semi-Industrial, com recurso às investigações, foi possível aprender essa embarcação no dia 15 deste mês, na foz do rio Zenze.
Mateus Rodrigues descreveu à imprensa, no decurso da apresentação da embarcação apreendida, que uma equipa de fiscalização da Polícia Fiscal Aduaneira, “detectaram uma série de irregularidades entre, os quais, os elementos de identificação, falsificação da documentação da embarcação após atracar em São Tomé e Príncipe e quando chegou em Angola, também alteraram a documentação.
O Subcomissário referiu que, relactivamente a esse caso, no âmbito do patrulhamento marítimo, na zona do rio Zenze, elogiou os efectivos da Polícia Fiscal Aduaneira pelo excelente trabalho, e avançou que o processo da mesma já se encontra em tribunal para os devidos procedimentos legais.
Durante a entrevista, o responsável explicou à imprensa que a PNA, está a prestar uma atenção especial a este tipo de actividade, com objectivo de combater a pesca ilegal em todo o território angolano.