Certamente, você se pergunta porque é que a janela de um táxi nos faz pensar tanto nas coisas da vida; att… nas coisas da nossa vida! Sei que buscas respostas e também cais em “memes” e brincas com a situação. Só que, mesmo que seja visto como um assunto de risos e “estigas”, é também um tópico bem estudado a nível das ciências da mente, e pelo menos, eu fiz este estudo durante 6 meses.
Emanuel Capita – Psicólogo
PRESTE ATENÇÃO: Quando andas de táxi e estás ali bem pertinho da janela, com os auscultadores nos ouvidos a ouvir música ou não, muita coisa passa pela tua cabeça e eu explico-te por quê: 1. Segundo Sigmund Freud, nós somos formados em duas dimensões mentais. Na primeira, aparecem o Subconsciente, o Pré-consciente e o Consciente e, na segunda dimensão aparecem outras figuras, o Id, o Ego e o Super-ego. Porém, para o assunto do pensamento na Janela do táxi, a primeira dimensão é a que entra em evidência.
2. Quando estás no táxi distraído, o inconsciente “corrompe” o teu Pré-consciente e entra em contacto directo com o Consciente e isso faz com que tenhas várias memórias, vários pensamentos, lembranças e imaginações, ou seja, o teu Consciente se torna refém dos teus desejos, pensamentos e sentimentos e os projecta, em breves momentos. Exemplifico: Você tem problemas no lar, com a sua esposa ou esposo, certo!? – Certo! Ao olhar o mundo pela janela do táxi você entra em um mini transe e começa a buscar recordações e assuntos que te fazem reflectir e relacionar situações iguais, ou do passado. Por isso, tu pensas muito na vida e quase que não entendes o por quê daquela situação, deste modo a janela do táxi te acolhe.
3. O táxi é um lugar de várias aglomerações, todos falam de tudo e você, mesmo sem querer, tem de ouvir todos os assuntos. E, sem que queiras, por exemplo, alguém toca em um assunto que tem a ver com uma história que te marcou, certamente, criará um sentimento de recordação e vazio e como não tens alguém para desabafar no momento, pões-te a pensar e a “sonhar”, logo imaginas variados episódios sobre o assunto, olhando a janela do táxi
4. Por mais que o táxi esteja “lotado”, se tens problemas emocionais e, mais ainda, ouvindo aquela música que te toca a alma e trás-te nostalgias, você sempre se vai sentir muito só e triste, porque naquele momento estão você e você apenas, logo você vai pensar no problema ou pessoa amada de forma diferente, mesmo que muita gente não saiba, o táxi é um dos nossos grandes mentores para exame de consciência.
5. Ainda que não se queira aceitar, nós no taxi representamos o escalão pobre da Nação angolana. E, estando lá, pela janela, você vê prédios bonitos, carros que querias ter, a pessoa que te querias tornar, o ténis que querias comprar, a peruca que sempre sonhastes, aquela jovem que parece “muito jovem” conduzindo um carro top de gama, aquele moço que parece não ter problemas financeiros etc… tudo isso te enfraquece e te faz pensar na tua vida, no teu estado de vida e na tua pobreza. E aí, você nota que a Janela do táxi chega a ser uma grande aliada para que procures um Psicólogo no sentido de organizares os teus pensamentos e procurares apoio. Bem haja a janela do táxi, que ela não seja eterna em tua vida!
Deus te abençoe! Espero ter ajudado!

