Presidente da REMPA destaca papel das forças durante a Operação BASADI XV

A Presidente da Rede Mulher Polícia ( REMPA), da Polícia Nacional de Angola (PNA), Subcomissário Lisbela Carla Romão da Silva destacou, esta quinta-feira, 21, o empenho, a dedicação e bravura demostrados pelo efectivo feminino durante a operação BASADI XV, sob o lema: “ Mulher Polícia, Firme, Rumo a Prevenção e Combate à Criminalidade”, decorrida a nível do País, em simultâneo com os estados membros da Organização Regional da África Austral para a cooperação de chefes de polícia (SARPCCO).

Lisbela da Silva que falava à margem do encerramento da referida actividade policial avançou que, a mesma teve como objectivo, combater a violência baseada no género, contra mulheres e crianças, roubo de gado, fronteiriços e transnacionais que afectam senhoras, tanto na condição de vítimas, como, também de autoras dos respectivos crimes.

A líder da REMPA esclareceu ainda que, para este ano, a operação BASADI XV foi extensiva, e que serviu igualmente para a prevenção e combate aos crimes cibernéticos, de roubo de infraestruturas elétricas e de telecomunicações, roubo de gado, tráfico de drogas, contrabando de imigrantes, tráfico de seres humanos e outros crimes de interesse nacional e regional.

A Oficial Comissário apelou ao efectivo feminino para a coesão, união, disciplina e zelo nas missões superiormente incumbidas, salientado que, a operação foi caracterizada com a participação activa e significativa das mulheres Polícias e dos demais Orgãos Executivos Centrais do Ministério do Interior.

A Presidente da REMPA apelou às forças para o cumprimento rigoroso das missões, tendo considerado pertinente a necessidade de se evitar actos de indisciplina, sobretudo, o porte e aspecto.

Referir que, a operação BASADI é resultante da 17ª Resolução dos Chefes de Polícia da SARPCCO, deliberada na Reunião Geral Anual, realizada em Windhoek, Namíbia a 18 de Agosto de 2023, é levada a cabo uma vez por ano, em todos os Estados Membros da região Austral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *