Quem são os 33 reféns que vão ser libertados na primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza?

Depois de incertezas, Israel aprovou o acordo de cessar-fogo na sexta-feira.

A lista dos 33 reféns que serão libertados no domingo na primeira parte do acordo de cessar-fogo em Gaza foi divulgada esta sexta-feira. 

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, confirmou a decisão depois de uma reunião de seis horas.

Tendo em conta o acordo, o cessar-fogo de seis semanas deve entrar em vigor este domingo, com a primeira fase que passa pela troca dos 33 reféns. A lista contém crianças, jovens, mulheres, doentes e homens com mais de 50 anos. 

Mulheres

Agam Berger, 20 anos

A mulher foi levada pelo grupo do Hamas de Nahal Oz para a Faixa de Gaza, onde tem permanecido até então. 

Arbel Yahod, 29 anos

Vivia em kibutz Nir Oz com o namorado que também prevalece em cativeiro. 

Daniella Gilboa, 20 anos

No dia do ataque, a 7 de dezembro, a jovem encontrava-se no kibutz Nahal Oz. Num vídeo divulgado pelo Hamas, onde apareceram reféns, foi possível identificar a jovem que tinha formação militar. A jovem estava perto de duas outras reféns que vão agora ser libertadas, Karina Ariev e Doron Steinbrecher. 

Doron Steinbrecher, 31 anos

“Eles chegaram, eles apanharam-me”, foi a mensagem de voz que conseguiu enviar aos amigos pouco antes de ser sequestrada. É veterinária de profissão e vivia em kibutz Kfar Aza. 

Karina Ariev, 20 anos

A jovem é militar e foi sequestrada quando prestava serviço no quartel de Nahal Oz.

Emily Damari, 28 anos 

A britânica-israelita tornou-se refém depois de ser sequestrada no kibutz Kfar Aza. Segundo avançou a BBC, a mãe desta mulher recebeu informação do estado da filha através de outros reféns que foram libertados. 

Liri Elbag, de 19 anos

A jovem não integra a lista divulgada pelas Forças Armadas de Israel, mas os meios de comunicação como a BBCTimes of Israel avançam que a menina foi uma das pessoas sequestradas pelo Hamas no dia 7 de outubro. A refém terá pertencido a uma equipa de treino que recebeu formação militar dias antes do sequestro. A família confirmou à BBC que Liri partilhou informação com as pessoas que foram libertadas. 

Naama Levy, 19 anos

Segundo a mãe da jovem, também Naama tinha começado a formação no serviço militar antes de ser sequestrada pelo Hamas.

Romi Leshem Gonen, 24 anos

A vítima pertence ao grupo que foi sequestrado durante o festival Supernova, no dia 7 de outubro. A jovem estava em chamada com a mãe quando foi raptada. Desde esse trágico dia, que Merav Leshem Gonam, a progenitora, que tem uma posição ativa sobre a libertação, inclusive esteve presente no Conselho de Direitos Humanos da ONU para solicitar ajuda internacional.

Shiri Bibas, 33 anos

BBC avança que as autoridades acreditam que toda a família de Shiri foi sequestrada e apenas o marido, Yarden Bibas terá sobrevivido. Shirib, o marido, Yarden e os filhos, Kfir Bibas, de 1 ano e Ariel, de 4, terão ainda aparecido numa gravação rodeados de homens com armas. Os pais da mulher também morreram no ataque planeado pelo Hamas. 

Homens

Ariel Bibas, 4 anos

Tal como a mãe, Shiri, e o irmão, também o menino morreu às mãos do grupo.

Kfir Bibas, 1 ano

O bébe é irmão de Ariel. Os avós do menino morreram também durante o sequestro.

Alexander Tropanov, 28 anos

Também a família de Alexandre foi toda sequestrada. O pai, Vitali Trupanov, morreu no ataque de 7 de outubro. A namorada de Alexander, a mãe e a avó foram libertadas em novembro de 2023. O homem tem dupla nacionalidade: russa e israelita. 

Avera Mengistu, de 38 anos

O etíope-israelita foi raptado em 2015 e desde aí que está em cativeiro.

Chen Sagi Dekel, 36 anos

O homem está desaparecido desde o dia do ataque. Entretanto, a sua terceira filha, Shahar, nasceu.

A esposa do homem não recebeu informação sobre o seu paradeiro desde outubro.

Elia Cohen, 27 anos

Elia estava acompanhado pela namorada quando foi sequestrado. Ambos tentaram esconderam-se dos atacantes, mas o refém foi descoberto e sequestrado.

Eli Sharabi, 52 anos

O homem é o único da família que sobreviveu ao sequestro. A mulher, duas filhas e o irmão de Eli foram mortos no ataque.

Gadi Mozez, 80 anos

Também Gadi perdeu a esposa durante a tragédia. Segundo conseguiu apurar a BBC, os familiares não têm informações sobre o paradeiro do idoso desde dezembro de 2023. 

Hisham al-Sayed, idade não divulgada

A informação do acordo de cessar-fogo trouxe esperança para a família do refém, uma vez que Hisham foi sequestrado em 2014, segundo o jornal Haaretz. Em outubro, o governo israelita considerou a família como vítima de terrorismo. O Hamas avança que o homem é soldado, porém uma organização citada pela BBC defende que é um civil isento do serviço militar. 

Itzhk Elgarat, 69 anos

No dia do ataque, o refém foi baleado numa mão. Encontrava-se em kibutz Nir Oz quando foi sequestrado e depois seguiu para Gaza onde foi localizado o seu telemóvel. 

Keith Siegel, 65 anos

Foi raptado com a mulher, Adrienne. Em novembro de 2023, a companheira foi libertada.

Oded Lifshitz, 84 anos

Tal como Keith, também Oded foi sequestrado juntamente com a companheira, Yocheved que saiu do cativeiro em novembro.

Ofer Kalderon, 53 anos

O homem e os dois filhos foram sequestrados. Os dois menores conseguiram sair de Gaza.

Ohad Ben Ami, 55 anos

Depois de sequestrada, a mulher de Ohad foi depois libertada pelo Hamas.

Ohad Yahalomi, 50 anos

O homem tinha o seu filho de 12 anos ao lado quando foi sequestrado. O menino foi libertado em novembro. 

Omer Shem Tov, 21 anos

O jovem estava presente no festival de música do dia 7 de outubro. Tentou fugir de carro com dois amigos, Maya e Itai Regev, porém foram intercetados pelo grupo do Hamas. Os dois companheiros foram já libertados e partilharam à BBC que Omer continuava em cativeiro com vida. 

Omer Wenkert, 23 anos

O homem também foi raptado no festival. A família recordou à BBC a última mensagem antes de perderem o contacto com o familiar. O refém escreveu que estava a deslocar-se para um local seguro, mas nunca mais entrou em contacto.

Or Levy, 34 anos

Or estava com a mulher, Eynav, no festival Supernova. Durante a tentativa de fuga, conseguiu ligar à mãe e informar que o casal pretendia esconder-se num abrigo. A BBC confirma que a fam

Shlomo Mansour, 86 anos

Vivia em kibbutz Kissufim com a mulher onde era criador de galinhas. A companheira conseguiu fugir ao Hamas, mas Shlomo foi sequestrado e espera-se agora que seja libertado.

Tal Shoham, 39 anos

Tal, os filhos, a mulher e os sogros foram sequestrados no kibutz Be’eira. As crianças, a mulher e a sogra já foram libertadas. O sogro acabou por morrer durante o processo. 

Tsachi Idan, 50 anos

A filha foi morta no dia 7 de outubro quando a tentavam sequestrar. Segundo informações partilhadas pela mulher do refém, as últimas notícias que teve foram dadas em nov4embro de 2023 pelas vítimas libertadas nesse período.

Yair Horn, 46 anos

Tem nacionalidade argentina e foi raptado juntamente com o irmão, Eitan. Yair está na lista das próximas vítimas libertadas, mas não há informação sobre o familiar. 

Yarden Bibas, 34 anos

O homem a mulher, Shiri, e os filhos integraram o grupo de reféns libertados na primeira fase do acordo de cessar-fogo. Contudo, apenas Yarden deverá regressar com vida, depois de filhos, mulher e sogros terem morrido no sequestro. Benny Gantz, membro do gabinete de guerra israelita, sugeriu numa entrevista em junho que o governo tinha conhecimento da história da família, mas não avançou com confirmações. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × 5 =