Os Presidentes da República Democrática do Congo e do Ruanda reuniram-se nesta terça-feira, 18 de março, em Doha, no Qatar. Segundo o governo de Kinshasa, ambos decidiram um cessar-fogo e “concordaram em continuar as discussões”.
«Um cessar-fogo imediato e incondicional acaba de ser decidido entre a RDC e o Ruanda durante um encontro entre os presidentes Félix Tshisekedi e Paul Kagame, em Doha, por iniciativa do emir do Qatar, aliado estratégico dos dois países”, escreveu Tina Salama, porta-voz do presidente congolês, na plataforma X.
O encontro, mediado pelo emir do Qatar, acontece num momento de avanço rápido dos rebeldes, que já tomaram as duas maiores cidades do leste congolês.
“Os chefes de Estado reafirmaram o compromisso de todas as partes com um cessar-fogo imediato e incondicional”, declararam os três governos num comunicado conjunto.
As conversações previstas para esta terça-feira, 18, em Luanda, entre o grupo M23 e as autoridades da República Democrática do Congo (RDC) não vão acontecer, após o grupo anunciar a sua desistência.