Relatório parecer conjunto da Projecto de Lei do Estatuto da Língua Gestual Angolana aprovado no Parlamento

Relatório parecer conjunto do Projecto de Lei do Estatuto da Língua Gestual Angolana (LGA) visa o reconhecimento oficial e a regulação da língua de sinais para garantir a inclusão, acessibilidade e direitos da comunidade surda, aprovado na Assembleia Nacional.

O diploma foi aprovado na 6.ª Comissão da Assembleia Nacional, representando um avanço significativo para a cidadania dos surdos em Angola, alinhando-se com a Constituição que valoriza as línguas nacionais.

Este diploma, integrado na Proposta de Lei de Línguas de Angola, reconhece a LGA, o sistema braille e línguas nacionais como parte da identidade cultural.

O documento consolida a Língua Gestual Angolana como uma língua de expressão e comunicação da comunidade surda em Angola.Promove a igualdade de oportunidades, facilitando o acesso à educação, informação e serviços públicos.

A Proposta eEstabelece condições para a formação e uso de intérpretes de língua gestual. Valoriza a cultura da comunidade surda no contexto do pluralismo linguístico angolano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *