REMPA de “Pedra e Cal na missão” — Vendedores do mercado da Teixeira a adoptaram cultura de denúncia

A Rede de Mulher Polícia de Angola (REMPA), afecto ao Comando Geral da Polícia Nacional (PN), realizou, no sábado, 22, deu seguimento de uma mais uma palestra no Mercado da Teixeira, município da Maianga, subordinada ao tema “Violência Baseada no Género e a Legislação Angolana”.

A acção está enquadrada na campanha “16 Dias de Activismo”, abordou os artigos 160.º e 198.º do Código Penal Angolano, referentes aos crimes de violação e pornografia infantil.

O acto foi presidido pelo director municipal para a Acção Social, Fernando Tavares.

A sessão foi conduzida pela inspector-chefe Mariquinha Adão, e pela subinspector Maria Teresa da Costa, que alertaram para os perigos da violência doméstica, sexual e digital.

O principal objectivo da iniciativa foi transmitir informação simples e prática, permitindo que vendedores, clientes, moradores, jovens e famílias reconheçam sinais de violência, saibam como agir e conheçam os serviços de apoio e canais de denúncia. A actividade reforçou a consciência comunitária sobre os direitos das mulheres e raparigas, incentivando uma cultura activa de denúncia.

Os vendedores participaram de forma interactiva, demonstrando o compromisso da comunidade com a prevenção da violência e o fortalecimento da coesão social.

Estiveram igualmente presentes a Intendente, Gisela Bartolomeu, porta-voz da campanha, a Intendente, Josefa dos Santos e formadoras da REMPA.

O evento contou ainda com um momento cultural, com a apresentação de uma peça teatral alusiva ao tema e uma actuação musical que animou as vendedoras. Em sintonia com a cantora da REMPA, Filomena, as participantes envolveram-se activamente, num ambiente marcado pelo entusiasmo e forte participação comunitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *