REMPA empenhada na prevenção e combate a violência doméstica – Campanha visou acções de sensibilização

A Rede Mulher Polícia de Angola (REMPA), está a levar a cabo uma campanha de sensibilização sob o lema “Reflectindo Juntos Para Combater a Violência Contra a Mulher”, visando prevenir e combater todo o tipo de violência baseada no género, face ao registo considerável deste mal.

De acordo com a segunda comandante da Unidade Fiscal Aduaneira (UFA) do Comando Provincial de Luanda, superintendente Sarita Domingos Tomás de Almeida, a campanha a decorreu durante três dias18,19 e 20, teve como objectivos, despertar às populações a fazerem o uso de canais oficiais para denunciar os prevaricadores, bem como, prevenir e combater à violência contra a mulher e criança, mediante sensibilização às comunidades e aos órgãos da sociedade civil.

Quanto aos tipos de violência baseada no género, a oficial superior destacou a violência doméstica, o assédio sexual no local de trabalho, o tráfico de seres humanos e o abuso sexual e emocional, como às mais comuns a nível do País.

A superintendente Sarita Domingos Tomás de Almeida, apelou a necessidade de sair-se do anonimato, quebrar o silêncio e a denunciar todos os actos de violência através da linha gratuita de atendimento (#111) ou a linha SOS Criança, caso a vítima for menor de idade (15015), de modo a se desenvolver acções para a prevenção e combate destes crimes.

“Vamos sair do anonimato, vamos quebrar o silêncio, vamos denunciar, só denunciando é que acções serão levadas a cabo para que outras pessoas não continuem a sofrer ou a serem vítimas”, disse, sublinhando, que estes tipos de violência “acontecem muitas vezes no seio familiar”.

“A rede mulher entende que devemos acabar com este tipo de procedimento, pois existem órgãos vocacionados para resolver esse tipo de situação”, alertou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *