Transparência internacional diz que Brasil ficou mais corrupto no governo de Lula da Silva

Brasil ocupa a colocação 107 entre as 180 nações.

O Brasil ficou mais corrupto nos dois primeiros anos do terceiro mandato presidencial de Lula da Silva e atingiu a colocação mais negativa de sua história no ranking anual da Organização Não Governamental Transparência Internacional. Os dados foram divulgados pela ONG e englobam levantamentos em 180 países de todas as partes do mundo, segundo o Correio da Manhã.

No ranking agora divulgado, referente a 2024, o Brasil ocupa a colocação 107 entre as 180 nações, sendo que quando mais elevado o número da colocação mais corrupção existe nesse país. Essa posição representa uma piora em relação ao primeiro ano do novo mandato de Lula, 2023, quando o Brasil estava na 104 posição.

No último ano do governo anterior, de Jair Bolsonaro, o Brasil ocupava a posição 94 no ranking da Transparência Internacional, ou seja, segundo a entidade, o país piorou muito em dois anos e pulou negativamente 13 posições.

No seu relatório anual, a ONG acusa diretamente Lula da Silva de contribuir para o aumento da corrupção no país ao silenciar e se omitir em relação ao afrouxamento de leis e medidas de combate à corrupção e de ignorar as repetidas denúncias de corrupção contra ministros, mantendo-os nos cargos sob a alegação de todos serem inocentes até serem considerados culpados pela justiça.

Mas Lula não é o único culpado pelo gritante aumento da corrupção no Brasil, acrescenta a Transparência Internacional, que cita a “corrupção desmedida e generalizada” que tomou conta do Congresso Nacional, onde deputados e senadores movimentam milhares de milhões de euros sem qualquer transparência, e decisões do poder judiciário, inclusive do Supremo Tribunal Federal, que anularam multas e condenações a empresas condenadas na Operação Lava Jato ou reduziram de forma escandalosa o valor dessas punições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

six − three =

enfres